Sobre o CODEM de Maringá
Visão de futuro. Planejamento. Debate. Proposituras. Pensamento estratégico. Competências e habilidades para transformar Maringá. Se fizéssemos um brainstormsobre o CODEM, estas e outras expressões seriam ditas por qualquer plateia que conhece o nosso trabalho. São décadas planejando e executando a Maringá que somos para, diariamente, fazer a Maringá que queremos.
Juntamente com a sociedade civil organizada, exercemos a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá entre 2020 e 2021, um período de muitos desafios, de superar barreiras e de encontrar soluções rápidas e assertivas durante um tempo jamais vivido pela humanidade: a pandemia causada pela covid-19.
De início, ainda que recebendo as notícias internacionais, ficamos assustados e receosos com o futuro que poderia nos atingir. Empresas fechadas, pessoas apreensivas, o poder público cauteloso e a cidade preocupada com o que poderia vir. No centro deste contexto, o CODEM não poderia deixar de agir, sempre com visão de futuro, mas precisando atuar no presente de forma rápida e certeira.
Realizamos mais de 600 horas trabalhadas, com 21 projetos executados e 13 em andamento. Criamos um hub de saúde, a temática que dominou todas as pautas da imprensa mundial durante estes dois anos. Precisávamos debater com a sociedade o que fazer neste momento tão delicado. E inovamos também: o hub de logística coloca Maringá no centro de uma região com potencial para transformar a fotografia dos modais existentes. Prova disso foram os milhões investidos no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, ampliando a pista e o pátio para colocar definitivamente o município nesta seara logística.
Dos principais projetos realizados, implementamos um novo site, capaz de traduzir em informações o que precisamos divulgar sobre o CODEM. Elaboramos mais de 300 indicadores econômicos de Maringá, que ajudam no mapeamento do perfil da cidade. Apresentamos 157 propostas para os candidatos à prefeitura em 2020, mostrando que o compromisso com a Maringá que queremos é maior do que qualquer projeto individual ou de coloração partidária. E uma das mais importantes ações: junto com o SEBRAE e a ACIM, participamos do Plano de Retomada do Crescimento Econômico e Social e Maringá 2020.
Na área da tecnologia promovemos um hackathon com 80 inscritos, a organização da semana tech Science e a pesquisa do ecossistema de inovação tech Maringá. Destacamos, por fim, duas ações estratégicas: a Criação do Conselho Noroeste em Desenvolvimento e a vinda da reitoria regional do IFPR para a cidade.
Estas e outras ações só foram possíveis graças a uma equipe engajada, preparada e comprometida com o ideal de transformação. Agradeço a cada um dos integrantes do CODEM, direta e indiretamente, voluntários que buscam uma cidade melhor, mais inteligente, inovadora e preparada para o futuro.
Inovação e educação
Mas, afinal, o que é inovação? É o fato ou o efeito de inovar, de propor algo não pensado, de buscar soluções alternativas a um modelo proposto. Quer um exemplo de inovação? Quem imaginava que teríamos aulas para além do giz e do quadro, do professor em cima de um tablado compartilhando seus conhecimentos sem a interatividade dos alunos? Quem imaginaria pouco tempo atrás que este modelo de educar fosse totalmente alterado? E mais: em plena pós-modernidade, como o efeito de educar pode ser realizado interativamente, entre aluno e professor e, às vezes, virtualmente?
São estes e outros exemplos de inovação que nós precisamos nos atentar e debater diariamente em nossas instituições de ensino, independentemente do nível de educação: é necessário dialogarmos e, juntos, propormos inovações cotidianas, que terão impacto na formação de nossos alunos.
E qual o motivo de compartilharmos o conhecimento? Vivemos na era do lifelong learning, ou seja, do aprendizado diário e contínuo. Este conceito debatido com frequência se relaciona com o cenário em que vivemos, permeado por uma alta competitividade no mercado de trabalho. A educação continuada permitirá que você, seja educador ou educado, possa aprender coisas novas e adquirir o que ninguém pode nos tirar: o conhecimento.
O aprendizado ao longo da vida advém, em sua maior parte, da educação formal – esta, que oferecemos em nossas instituições. Porém, mais do que aprender formalmente, é preciso compreender que o aprender diário nos faz crescer, nos faz entender que é sempre tempo de aprender. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Pew Research Center, uma entidade que existe desde a década de 1990, sediada em Washington, EUA, revela que 73% dos cidadãos estadunidenses se revelam como lifelong learners. Quer dizer, 7 em cada 10 cidadãos dos Estados Unidos acreditam que o conhecimento diário é relevante para toda a vida.
Mais do que aprendermos a aprender, precisamos compartilhar este conhecimento. Um livro na estante, um fichário de anotações na gaveta ou dados nas nuvens com acesso restrito não auxiliam no crescimento de uma sociedade – apenas dos poucos que tem acesso a este conhecimento. Portanto, compartilhar o conhecimento é uma das metas de vida, pois já sabemos que ensinando a gente aprende muito mais!
Educação 4.0
Na educação 4.0, o professor tem como missão a gestão do conhecimento. Nós temos muito conhecimento disponível na internet. Basta dar aquele famoso Google que muitos dos nossos problemas estão resolvidos. Desde aprender a cozinhar até a operar uma máquina, há muita informação e conhecimento com fácil acesso na rede mundial de computadores.
Pra gente ter uma ideia, quando olhamos as trends de 2021 do Google (os termos mais buscados), os brasileiros quiseram saber o significado da expressão cringe. Como fazer uma horta em casa foi a pergunta mais realizada para o buscador, algo que casa perfeitamente com a pandemia da covida-19, quando ficamos mais reclusos e preocupados com nossa saúde. E, as pesquisas do tipo “perto de mim” também surgiram com força. Afinal, as pessoas não querem mais sair de casa em um mundo ultra conectado, com as distâncias do tempo reduzindo a cada dia nos relacionamentos e ampliando ainda mais entre as pessoas, infelizmente.
Passamos muito do nosso tempo conectados, ligados em tudo o que está acontecendo. Boa parte deste tempo é ocupado pelas redes sociais, que são muito necessárias na atualidade, mas que, como tudo na vida, precisam ser bem utilizadas. Qualquer negócio que surja hoje precisa nascer primeiro na internet e tem que ser viável no ambiente virtual. A educação, inclusive, passou pela aceitação que o modelo síncrono é plenamente possível, com o processo de ensino-aprendizagem não sendo interrompido durante a pandemia.
E olha quanto conhecimento produzimos diariamente neste último ano. Aprendemos a dar aulas on-line, a operar equipamentos jamais imaginados, a nos reinventar neste mundo a cada segundo mais virtual. Um mundo em que o real tem sua importância, mas que ganhou dinamismo e extensão nas telas que operamos.
É pelo conhecimento que aqui estamos, transformando vida e transmitindo valores. Você, professor, trabalha com o sonho de nossos alunos de também ter a suas vidas transformadas pelo conhecimento.