Visão de futuro. Planejamento. Debate. Proposituras. Pensamento estratégico. Competências e habilidades para transformar Maringá. Se fizéssemos um brainstorm sobre o CODEM, estas e outras expressões seriam ditas por qualquer plateia que conhece o nosso trabalho. São décadas planejando e executando a Maringá que somos para, diariamente, fazer a Maringá que queremos.
Juntamente com a sociedade civil organizada, exercemos a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá entre 2020 e 2021, um período de muitos desafios, de superar barreiras e de encontrar soluções rápidas e assertivas durante um tempo jamais vivido pela humanidade: a pandemia causada pela covid-19.
De início, ainda que recebendo as notícias internacionais, ficamos assustados e receosos com o futuro que poderia nos atingir. Empresas fechadas, pessoas apreensivas, o poder público cauteloso e a cidade preocupada com o que poderia vir. No centro deste contexto, o CODEM não poderia deixar de agir, sempre com visão de futuro, mas precisando atuar no presente de forma rápida e certeira.
Realizamos mais de 600 horas trabalhadas, com 21 projetos executados e 13 em andamento. Criamos um hub de saúde, a temática que dominou todas as pautas da imprensa mundial durante estes dois anos. Precisávamos debater com a sociedade o que fazer neste momento tão delicado. E inovamos também: o hub de logística coloca Maringá no centro de uma região com potencial para transformar a fotografia dos modais existentes. Prova disso foram os milhões investidos no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, ampliando a pista e o pátio para colocar definitivamente o município nesta seara logística.
Dos principais projetos realizados, implementamos um novo site, capaz de traduzir em informações o que precisamos divulgar sobre o CODEM. Elaboramos mais de 300 indicadores econômicos de Maringá, que ajudam no mapeamento do perfil da cidade. Apresentamos 157 propostas para os candidatos à prefeitura em 2020, mostrando que o compromisso com a Maringá que queremos é maior do que qualquer projeto individual ou de coloração partidária. E uma das mais importantes ações: junto com o SEBRAE e a ACIM, participamos do Plano de Retomada do Crescimento Econômico e Social e Maringá 2020.
Na área da tecnologia promovemos um hackathon com 80 inscritos, a organização da semana tech Science e a pesquisa do ecossistema de inovação tech Maringá. Destacamos, por fim, duas ações estratégicas: a Criação do Conselho Noroeste em Desenvolvimento e a vinda da reitoria regional do IFPR para a cidade.
Estas e outras ações só foram possíveis graças a uma equipe engajada, preparada e comprometida com o ideal de transformação. Agradeço a cada um dos integrantes do CODEM, direta e indiretamente, voluntários que buscam uma cidade melhor, mais inteligente, inovadora e preparada para o futuro.